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5 tendências de marketing Digital para 2021

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2020 será considerado um ano que alterou o curso da história do marketing digital. Uma das principais implicações da pandemia Covid-19 foi o fato de que ela acelerou a mudança para todas as coisas digitais. O mundo teve que adaptar a forma como se comunica e faz negócios – o uso da mídia social disparou, as empresas adotaram uma forma ‘virtual’ de trabalhar e trabalhar em casa (home office) tornou-se uma prática comercial aceita por grande parte dos Brasileiros.

À medida que avançamos para o final do ano, não há como voltar ao ‘jeito que as coisas eram’.

Aqui estão as principais tendências de marketing digital esperadas para 2021.

Utilização do chatbot

Se você teve um pedido que deu errado em alguma loja virtual ou teve um problema com um pedido de aplicativo de comida, provavelmente você teve que lidar com um chatbot. O crescimento das compras on-line e de e-commerce, juntamente com a capacidade de um chatbot de interagir com os clientes e imitar as interações da vida real, torna-o uma solução bastante atraente para empresas.

Para os profissionais de marketing, no entanto, isso representa uma oportunidade única em que podem usar chatbots não apenas para fornecer atendimento instantâneo ao cliente, mas também para ser uma fonte de interação direta para informações e coleta de dados.

Mais recentemente, o uso de chatbots se expandiu e eles estão sendo usados ​​de maneiras criativas para ajudar a impulsionar o envolvimento do cliente e o tráfego do site.

 

Pesquisa por voz

Pesquisa ativada por voz se tornando cada vez  normal
Essa tendência homenageia nossos assistentes virtuais mais famosos: Siri, Google Home e Alexa. Nos últimos anos, as pessoas têm usado vozes digitais para ajudá-las em quase tudo: tocar música, verificar o tempo, definir alarmes e obter instruções.

A pesquisa por voz também foi integrada a muitos de nossos dispositivos de tecnologia do dia a dia, como smartphones, laptops, tablets e muito mais. Graças à facilidade e conveniência que oferece, a pesquisa ativada por voz deve atingir um pico ainda mais em 2021. Em linha com essa tendência, existe uma grande oportunidade para os profissionais de marketing digital, que devem olhar para aprimorar o sites e lojas virtuais para SEO em pesquisas como o Google por exemplo.

Se considerarmos o fato de que o futuro da pesquisa é a voz, os profissionais de marketing devem estar cientes dessa tendência e escolher palavras-chave para otimização de SEO que sejam compatíveis com o que as pessoas estão acostumadas a pedir a um assistente virtual. A pesquisa baseada em texto será uma coisa do passado em breve, então, para garantir que seu conteúdo seja visível, é necessário garantir que ele seja otimizado para pesquisa por voz e texto.

 

A integração de RA e RV

Os dois principais avanços tecnológicos que estão prontos para ultrapassar o presente e o futuro dos negócios são, sem dúvida, a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV). Do desenvolvimento de produtos à narração de histórias e à criação de conteúdo envolvente, a RA e a RV surgiram como os heróis dessa pandemia e permitiram que os profissionais de marketing dessem vida às experiências – embora virtualmente.

Enquanto o conteúdo de vídeo prevalecerá como uma força dominante nos próximos anos, a próxima ‘grande coisa’ que terá um grande impacto em 2021 é o uso de RA e VR para criar ambientes 3D que fortalecem os laços emocionais entre uma marca, seu produtos e clientes.

Muitas marcas já começaram a implementar RA e RV nas experiências de compras como por exemplo a Magazine Luiza. Os clientes da ML agora podem acessar um aplicativo de RA e ver uma ilustração 3D de móveis em seus espaços domésticos antes de fazer uma compra, ou os clientes casos que podem fazer o ‘The virtual walk ‘onde eles têm uma visão do mundo real de suas roupas favoritas em um modelo virtual.

 

Uma nova era de ‘publicações que podem ser compradas’

As compras online tiveram um grande aumento durante a pandemia e as ‘publicações que podem ser compradas’ estão rapidamente se tornando a norma, ao invés da exceção.

Com a amplitude de postagens que podem ser compradas, abrangendo todas as principais plataformas de mídia social, incluindo Instagram, Facebook, YouTube e Pinterest, as empresas têm um enorme poder para maximizar sua presença de comércio eletrônico em uma infinidade de plataformas. Os clientes podem clicar facilmente no ícone de compra de qualquer produto exibido no feed do Instagram de uma empresa e ser direcionados para a página do site ou ir no Direct para comprar. De qualquer forma, é fácil, conveniente e sem complicações.

 

Vídeo de apresentação

vídeo está pronto para solidificar sua posição como o (o maior de todos os tempos) do marketing de conteúdo em 2021. A pandemia apenas destacou sua importância e a demanda por vídeo não vai diminuir em tão breve. Ele está rapidamente se tornando a pedra angular de qualquer estratégia de marketing de negócios e as marcas já fizeram um tremendo progresso com suas estratégias de conteúdo de vídeo.

Mas o mais notável é o fato de que o conteúdo de vídeo de formato curto está emergindo como um favorito. Embora o conteúdo de formato longo ainda tenha um lugar, os vídeos de formato curto estão dominando – eles são vídeos e snippets sucintos que são uma solução rápida para marcas que desejam se conectar com seus clientes, e permanecer na memória. Eles são memoráveis, fáceis de digerir e podem aumentar o envolvimento. Basta olhar para o sucesso astronômico do TikTok durante a Covid-19 para ver o apetite dos consumidores por conteúdo curto e de tamanho normal.

 

Ficamos por aqui e agradecemos pelo seu tempo de leitura.

Até a próxima.

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