A importância da mídia social nos negócios está crescendo a uma velocidade vertiginosa. Com mais e mais pessoas ingressando em sites de mídia social e usando-os de maneira regular / eficiente, a indústria de mídia social deve se tornar maior nos próximos anos. Está crescendo como nunca antes.
Não, a onda de mídia social não vai acabar tão cedo. E sua empresa deve tirar proveito disso se você quiser que sobreviva.
Com um crescimento tão incrível, todos os negócios hoje precisam aproveitar os canais de mídia social adequados da melhor maneira possível. Não porque seja o “na moda”, e não porque pareça simples, mas porque seu público-alvo está perambulando pelas redes sociais populares. E eles estão se envolvendo com suas marcas favoritas e se conectando com elas em diferentes níveis.
Ao dar à sua marca comercial o toque de mídia social, você não apenas gera mais negócios, mas também se conecta melhor com seus clientes e os atende em um nível superior. Na verdade, torna o seu marketing digital mais fácil.
De acordo com um infográfico publicado pela Ambassador, 71% dos consumidores têm maior probabilidade de recomendar uma marca a outras pessoas se tiverem uma experiência positiva com ela nas redes sociais.
Aqui estão mais algumas estatísticas de mídia social que comprovam, sem dúvida, a importância da mídia social nos negócios. Sua empresa precisa aproveitar sites como Facebook, Twitter e LinkedIn para acompanhar a concorrência.
- De acordo com estatísticas de mídia social de 2019, existem agora 3,2 bilhões de usuários em todo o mundo. Isso é cerca de 42% de nossa população atual total.
- 68% dos adultos residentes nos EUA têm uma conta no Facebook.
- Os usuários ativos de mídia social são compostos por 48,2% dos Baby Boomers, 77,5% da Geração X e 90,4% dos Millennials.
- Uma pesquisa interessante mostra que um usuário gasta em média 2 horas e 22 minutos em sua conta de mídia social todos os dias, incluindo mensagens.
- 73% dos profissionais de marketing online concordam que seus esforços para implementar uma estratégia de marketing de mídia social para seus negócios foram eficazes.
- 2 milhões de empresas hoje usam a publicidade do Facebook para promover seus produtos e serviços.
Vamos agora examinar a importância das mídias sociais nos negócios, analisando suas vantagens.
Nº 1: Aproveite a publicidade social
A publicidade nas redes sociais pode ser a novidade do mercado, mas está crescendo mais rápido do que se imaginava. Veja os anúncios do Facebook, por exemplo. Mesmo que a rede social tenha lançado anúncios em 2005, ela conseguiu atingir 9,16 bilhões em receita de anúncios no primeiro trimestre de 2017. Isso mostra que a publicidade social veio para ficar – por muito, muito tempo.
À medida que mais e mais empresas experimentam com sucesso a publicidade digital, elas estão percebendo que seguir o caminho da publicidade em mídia social faz todo o sentido. Aqui está o porquê:
- Custos de publicidade mais baixos: quando comparados aos métodos tradicionais de publicidade, como mídia impressa, publicidade na TV e no rádio, os anúncios sociais não são apenas confiáveis, mas também mais baratos. Além do mais, você pode se envolver em vários canais de mídia social gratuitamente antes de escalar com anúncios pagos. Você é livre para crescer por conta própria, no seu próprio ritmo.
- Alcance direcionado: a publicidade tradicional não dá a você o luxo de alcançar seu público-alvo da mesma forma que os anúncios de mídia social. Simplesmente não funciona assim. Quando você está fazendo publicidade offline, está adotando uma abordagem cega e agressiva, em que seus retornos são sombrios, mesmo que você esteja fazendo grandes investimentos. Usando anúncios de mídia social, você alcança clientes em potencial, aumenta suas conversões e, por fim, obtém um maior retorno sobre o investimento.
- Análise de desempenho em tempo real : Saber se seu anúncio está funcionando ou não é fundamental para melhorá-lo. Quando você está fazendo qualquer tipo de publicidade off-line, não consegue analisar o desempenho de sua campanha publicitária. O que prejudica maciçamente prejudica seus esforços. Os anúncios de mídia social, por outro lado, permitem que você monitore constantemente o desempenho (ou mau) do seu anúncio. Você pode alterar seu anúncio rapidamente e ver os resultados instantaneamente.
Por último, mas não menos importante, é importante que empresas de todos os tipos entendam que os anúncios de mídia social estão cada vez maiores e mais inteligentes. A publicidade nas redes sociais é para onde o futuro se dirige. É a nova onda. A questão é: você faz parte disso?
Nº 2: Aumente o conhecimento da marca
A mídia social prova ser uma ferramenta poderosa quando se trata de aumentar o reconhecimento de sua marca. Existem empresas que descartam isso como uma forma de construir uma marca, mas com isso, estão deixando um espaço aberto para os concorrentes. Por outro lado, muitos diretores de marketing de renome concordam que a mídia social tem um impacto definitivo no reconhecimento da marca.
Aumentar o reconhecimento de sua marca por meio das mídias sociais não é ciência de foguetes. Aqui estão algumas dicas sobre como você pode fazer isso.
- Encontre seu público: antes de começar a se concentrar em uma plataforma social específica, descubra se seu público-alvo está nela. Você pode fazer isso pesquisando conversas relevantes sobre seu produto ou setor. Por exemplo, uma empresa B2B pode encontrar seu público no LinkedIn em vez do Facebook. Não se limite a assumir ou seguir outras marcas.
- Use recursos visuais: depois de saber onde seu público-alvo está, é hora de chamar sua atenção usando recursos visuais atraentes com seu conteúdo. Imagens e vídeos desempenham um grande papel em ajudar você a aumentar o conhecimento de sua marca nos canais de mídia social. Porque eles não apenas aumentam o engajamento, mas também aumentam o compartilhamento social.
- Crie conversas: a mídia social trata de construir conversas. Se você usar essas plataformas sociais para comunicação unilateral, você terá um limite de atenção. Em vez disso, fale e ouça. Se envolver. Mostre sua personalidade conversando, marcando e mencionando outras pessoas.
- Avalie seus esforços: Não mire apenas no escuro. Use as ferramentas de rastreamento fornecidas pelas plataformas (por exemplo: Facebook Page Insights) junto com outras ferramentas externas, como encurtadores de URL, Google Analytics, etc. para medir sua atividade nas redes sociais. Use os insights que você obteve para entender o que está funcionando, de modo que possa otimizar seus esforços e construir uma marca mais forte com a mídia social.
- Construir autoridade: se você deseja uma taxa de engajamento mais alta junto com um melhor reconhecimento da marca, trabalhe para aumentar sua autoridade compartilhando valor real. Junto com o conteúdo emprestado, o conteúdo postado também deve ter algo original, pois aumenta a sua credibilidade.
Lembre-se de que cada passo que você dá para aumentar o conhecimento da marca com a mídia social terá um impacto no crescimento geral do seu negócio a longo prazo.
Nº 3: Aumente o tráfego de entrada
O marketing de entrada é uma das maneiras mais eficazes de gerar tráfego direcionado ao seu site. É o tipo de tráfego que realmente converte porque é muito relevante. No entanto, se você ignorar a importância das mídias sociais nos negócios, ficará limitado ao seu círculo íntimo de clientes ou às pessoas que já estão familiarizadas com seu mercado ou marca.
Ao colocar mais esforço na promoção de mídia social, você cria um canal totalmente novo para atrair tráfego de entrada direcionado a laser e obter mais links de entrada.
Por exemplo, ter um blog ativo torna mais fácil para você se conectar com seu público com a ajuda de novos conteúdos. Mas fazer com que eles compartilhem esse conteúdo (na hora certa) no Twitter ou Facebook aumenta seu alcance em 10 vezes. De repente, você está alcançando um público maior que pode gostar e compartilhar seu conteúdo, seguir sua marca e, por fim, se tornar um cliente.
Da mesma forma, as pessoas que já estão procurando ativamente por palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço são uma porcentagem menor do que aquelas que não estão. A mídia social ajuda você a se conectar a esse segmento maior e inexplorado do mercado.
Para ajudá-lo a entender, aqui está a quantidade de tráfego de referência que a plataforma de gerenciamento de mídia social que o Buffer gera ao criar e compartilhar conteúdo de qualidade em algumas das maiores redes de mídia social:
Ao usar a mídia social , você diversifica seus esforços de marketing em mais de uma maneira. Você não alcança apenas um tipo de público, mas se conecta a uma base de clientes versátil. O que é crucial para que sua marca se destaque em seu nicho.
Por exemplo, profissionais sérios podem encontrar seu site através do LinkedIn, enquanto o público mais jovem ou a geração do milênio podem encontrá-lo no Instagram. Cada conteúdo de mídia social que você cria é uma nova porta para novos clientes entrarem. É uma oportunidade diferente para você se conectar.
Em última análise, tudo se resume a criar conteúdo de alta qualidade o suficiente para que você possa postar em sites de mídia social e, no processo, atrair tráfego de entrada de alta conversão.
Nº 4: melhore a otimização do mecanismo de pesquisa
Todo profissional experiente de marketing de mídia social sabe que existe alguma conexão entre a mídia social e a otimização de mecanismos de pesquisa . Embora o Google tenha afirmado claramente que leva “sinais sociais” em consideração ao classificar uma página, há mais do que isso.
Veja como entender a importância das mídias sociais nos negócios e trabalhar nisso pode ajudar a melhorar seu SEO.
- Maiores chances de serem encontrados por meio da pesquisa na web – De acordo com Matt Cutts, o ex-chefe de spam do Google, os compartilhamentos sociais não têm impacto na classificação do seu site. Mas é um fato que as propriedades de mídia social dominam a frente das páginas de resultados do mecanismo de busca para nomes de marcas. O que significa que os perfis de mídia social realmente têm o poder de se classificar entre os 10 primeiros resultados. Perfis de mídia social são uma ótima maneira de se conectar com seus clientes potenciais e clientes. Eles funcionam como uma porta de entrada para o site da sua empresa, pois mostram o seu lado humano. Eles não apenas informam o pesquisador sobre sua empresa, mas também os ajudam a se tornar parte de suas conversas.
Ao otimizar seus perfis sociais e mantê-los atualizados com o conteúdo certo, você cria uma presença mais forte na web. Você obtém mais exposição. E você tem vários canais para atrair as pessoas para o seu negócio.
- Capacidade de alcançar mais pessoas por meio da pesquisa nas redes sociais – as pessoas não dependem mais da pesquisa do Google quando precisam se conectar a algo ou alguém. Hoje, a pesquisa não se limita aos poderosos mecanismos de pesquisa da web. Ele foi além, e é por isso que plataformas de mídia social como Facebook e Twitter são os novos mecanismos de busca.
Há uma grande quantidade de conteúdo sendo criado e compartilhado na web social. Este conteúdo pode ser facilmente descoberto pelos usuários com a ajuda de pesquisa de palavras-chave, hashtags, etc. Quando as pessoas procuram o tipo de conteúdo que você está publicando em sua página de mídia social, você pode ganhar novos fãs que desejam seguir, se conectar e fazer negócios com você. Não se trata apenas do conteúdo, mas também do produtor do conteúdo, que é você. Quando as pessoas veem um ótimo conteúdo sendo criado e compartilhado, ficam curiosas para saber quem está por trás disso. Isso pode levá-los a procurá-lo no LinkedIn e aprender mais sobre sua empresa. Sendo uma empresa, é importante que você tome as medidas necessárias para se destacar de outros perfis de mídia social concorrentes e evitar contas duplicadas.
O mundo da mídia social está evoluindo, assim como a arena de SEO. E há grandes chances de que os sinais sociais possam começar a afetar suas classificações. Então, por que não estar preparado construindo sua presença nas redes sociais com conteúdo valioso?
Nº 5: Aumente as taxas de conversão
Outra importância da mídia social nos negócios é o fato de que ela é ótima para capturar leads direcionados para o seu negócio, mas não para por aí. Obter leads de qualidade é apenas uma parte da equação. A outra parte é convertê-los em vendas.
A mídia social pode ajudá-lo a aumentar suas taxas de conversão? Ele tem o fator ‘x’ quando se trata de fornecer a você a base para obter mais vendas?
A resposta é um sonoro sim, mas apenas se você fizer isso da maneira certa. Aqui estão algumas maneiras de usar a mídia social para obter melhores taxas de conversão.
- Use para prova social: de acordo com a Wikipedia, “a prova social, também conhecida como influência social informativa, é um fenômeno psicológico em que as pessoas presumem que as ações de outras pessoas refletem o comportamento correto para uma determinada situação”. Em termos simples, as pessoas fazem o que os outros fazem. Eles gostam de acreditar no que a maioria gosta de acreditar. A razão pela qual a prova social funciona é porque dá uma sensação de segurança aos seus clientes em potencial e os informa sobre os benefícios do seu produto, sem qualquer venda. A mídia social está repleta de atividades que podem ser usadas como prova social. Se alguém comentou em sua postagem no Facebook elogiando sua empresa, use. Quando alguém enviar um tweet para você sobre como seu produto mudou sua vida, use-o. Quando alguém postar uma foto feliz no Instagram dela aproveitando seu serviço, use-a. Veja como o KWFinder inteligentemente incorpora tweets de seus clientes em seus sites como prova social:
- Use-o para conteúdo gerado pelo usuário A criação de conteúdo de qualidade para a mídia social é crucial. Mas que melhor maneira de criar esse conteúdo do que deixar seus fãs leais fazerem isso por você. Pessoas que seguem você nas redes sociais podem mencioná-lo em uma nota positiva, que você pode usar para apresentá-los em seu perfil social. O UGC atua como uma prova social que ajuda indiretamente a aumentar as conversões. Além disso, isso não precisa acontecer por acaso. Na verdade, você pode criar isso pedindo às pessoas que compartilhem um conteúdo específico para ter a chance de ser apresentado a um público amplo. Dado que você tem um tamanho de público decente, a maioria dos usuários de mídia social ficaria entusiasmada com essa oportunidade.Você precisa ser criativo em sua abordagem e perguntar às pessoas. Quando a Belkin fez o lançamento de suas capas de iPhone Lego, eles exploraram o poder de sua comunidade social. Eles pediram aos clientes que personalizassem seus estojos de uma maneira única e compartilhassem as fotos no Instagram.
- Como você pode ver, muitos clientes ficaram entusiasmados o suficiente para compartilhar suas capas personalizadas com as hashtags certas. Isso ajudou a Belkin a obter exposição direcionada e conversões mais altas a custo zero.
A mídia social pode impactar as conversões de muitas maneiras e ajudá-lo a aumentar as vendas. Mas, para isso, você precisa primeiro entender a importância das mídias sociais nos negócios e tomar as medidas necessárias. Nós, da LYFE Marketing, estamos empenhados em ajudá-lo a fazer exatamente isso. Confira nossa página de preços para ver como podemos trabalhar juntos para ajudá-lo a obter melhores conversões.
# 6: Satisfaça seus clientes
Perder um cliente é difícil, e ganhar um novo é mais difícil. Mas reter um cliente existente é 10 vezes mais fácil. É por isso que a satisfação do cliente deve ser sua maior prioridade.
Ao usar a mídia social para se conectar com seus clientes, você tem a oportunidade de monitorar o que eles querem, os problemas que estão enfrentando e como você pode atendê-los.
Para realmente satisfazer seus clientes e facilitar sua vida, você precisa oferecer a eles um atendimento mais personalizado e eficaz. E a mídia social ajuda você a fazer exatamente isso.
Os clientes hoje em dia sabem que a mídia social é muito mais acessível e amigável do que um executivo de call center, a milhares de quilômetros de distância, que tem dificuldade em resolver seu problema. Em outras palavras, os clientes desejam um serviço superior sem complicações.
O aumento da satisfação do cliente com a mídia social inclui:
- Monitorar conversas para ver se seus clientes estão falando sobre sua marca e em que contexto.
- Transmitir mensagens, anúncios e ofertas importantes aos clientes por meio de uma plataforma de mídia social como o Twitter.
- Oferecer atendimento imediato aos clientes que estão enfrentando problemas genuínos ou precisam de ajuda com o produto ou serviço.
- Realizar sessões regulares de perguntas e respostas com os clientes para entender suas preocupações, obter feedback real e ver como as coisas podem ser melhoradas.
- Conecte-se e construa um relacionamento com usuários avançados ou defensores do cliente para que eles possam ajudar a atender outros clientes.
Independentemente de qual plataforma de mídia social você está usando para ajudar seus clientes, é importante falar a língua deles, oferecer um serviço personalizado e responder a eles sem muito atraso.
Nº 7: Aumente a fidelidade à marca
Muitas empresas estão presas na contagem de seguidores, que nada mais é do que um número falso. Não serve a um propósito real se os seguidores não são leais à sua marca. Há uma diferença entre um seguidor aleatório e um fiel, porque o último agrega valor real.
Se você deseja obter o máximo de seus esforços de marketing de mídia social, é crucial que você se concentre em aumentar a fidelidade à marca. Ter seguidores leais significa melhor envolvimento e melhores conversas.
Pergunte a qualquer seguidor de mídia social leal sobre sua marca confiável, e eles falarão positivamente sobre isso sem a necessidade de empurrar. O que leva a um marketing boca a boca natural.
Você pode aumentar a fidelidade à marca nas redes sociais:
- Ter uma estratégia de mídia social sólida – as plataformas de mídia social estão evoluindo e cada uma tem sua própria personalidade. Facebook não é Twitter, e o Twitter definitivamente não é LinkedIn. O que significa que você não pode pegar os mesmos métodos antigos e desatualizados de marketing e publicidade e aplicá-los às redes sociais. Você precisa formular uma estratégia de mídia social que alinhe claramente seus objetivos com outras áreas, como marketing de conteúdo, otimização de mecanismo de pesquisa, etc. Isso deve lhe dar uma ideia justa de que tipo de valor você pode criar para seus seguidores leais de mídia social. Isso permitirá que você não apenas os retenha, mas também os ajude a espalhar a palavra.
- Compartilhando conteúdo orientado para o valor – há uma razão pela qual seus seguidores são leais a você. Eles estão procurando por valor, que você terá que entregar em todos os momentos, compartilhando conteúdo de qualidade. Por exemplo, compartilhar umestudo de casodetalhadoé muito melhor do que um artigo de 500 palavras. Quanto mais útil e relevante for o conteúdo postado, melhor. Planeje como e que tipo de conteúdo você gostaria de compartilhar com seus seguidores. Ao despender tempo na criação de estratégias para a criação de seu conteúdo, seu conteúdo irá obter um ROI mais alto quando você compartilhá-lo. Portanto, não se apresse. Veja o que diferencia o seu conteúdo dos outros. Por exemplo, o conteúdo visual obtém mais compartilhamentos do que o conteúdo regular de mídia social. O que significa que você é livre para usar fotos, vídeos, etc., desde que agreguem algum valor.
- Ser consistente – sua marca tem uma personalidade e certos aspectos que são exclusivos dela. Ao identificar esses traços de personalidade e destacá-los, fica mais fácil se conectar com seu público-alvo. Seu objetivo deve ser ser consistente em sua abordagem e manter a mesma voz em todas as suas interações. O conteúdo que você cria / compartilha junto com a forma como conversa com outras pessoas deve refletir a personalidade da sua marca.
- Respondendo a perguntas – Você pode não ser uma celebridade para seus seguidores de mídia social, mas eles procuram você para obter respostas. Portanto, quando eles o abordarem com uma consulta relevante, você deve retornar a eles com as respostas certas. Dessa forma, eles saberão que você é o verdadeiro negócio. E que sua empresa realmente se preocupa com os outros. Mas não limite suas aventuras de resposta a seus seguidores leais. Vá lá fora e procure perguntas que tenham respostas parciais ou nenhuma resposta. Você pode pesquisar usando palavras-chave específicas e procurar perguntas que precisam de uma resposta. Ao responder a essas perguntas, você se torna um especialista ou autoridade.
- Mostre o lado humano – embora seja normal automatizar sua postagem nas redes sociais com uma ferramenta como o Buffer, não é tão certo continuar fazendo isso. Interagir pessoalmente com outras pessoas e humanizar sua marca é um grande passo. Isso fará com que seus seguidores / fãs voltem sempre para mais.
Muitas empresas tentam se apresentar como grandes corporações, o que é um erro. As pessoas precisam de pessoas, não de bots automáticos. É por isso que você precisa se conectar a eles em um nível mais pessoal e se envolver em conversas reais. Mesmo que seja apenas para interagir.
Conclusão
A importância das mídias sociais nos negócios só pode ser entendida quando você começar a aplicar o que discutimos.
Se feito da maneira certa, no longo prazo, o marketing de mídia social pode ser muito eficaz em termos de custos. Porque a partir de hoje, mesmo as campanhas de mídia social pagas, como os anúncios do Facebook , são mais baratas do que outras opções de publicidade, como anúncios em mecanismos de busca. O que significa que há um maior retorno do investimento.
Entrar no movimento da mídia social não é mais uma questão de escolha se você deseja ter sucesso. Sua empresa precisa disso. Cada empresa precisa disso. A importância das mídias sociais nos negócios agora é mais proeminente do que nunca.
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