Dizer que a maioria das pessoas passa boa parte de seus dias nas redes sociais não seria exagero. Não no mundo de hoje.
A mídia social se tornou parte integrante da vida e da rotina diária das pessoas. Alguns são tão viciados nisso que a primeira coisa que fazem depois de acordar é verificar seus feeds de nas Redes Sociais.
Dada a importância da mídia social na vida dos consumidores, os profissionais de marketing e empresas migram para as plataformas sociais na esperança de se conectar com seus clientes-alvo. No entanto, há uma sobrecarga de conteúdo nas redes sociais e a competição é muito grande. Pode ser um desafio para você se destacar, a menos que tenha uma estratégia de marketing de mídia social clara. Manter-se atualizado sobre as últimas tendências de mídia social pode ajudar a alimentar sua estratégia e fazer você se destacar na multidão. Aqui está uma série de tendências de mídia social que você precisa estar ciente para 2021 e além.
Conteúdo efêmero continuará ganhando popularidade
Conteúdo efêmero é algo que está disponível apenas por um curto período e desaparece depois. Instagram e Snapchat Stories são exemplos perfeitos desse tipo de conteúdo.
Hoje, o tempo de atenção das pessoas é curto e a maneira como gostam de consumir conteúdo também mudou. É por isso que formatos de conteúdo como Histórias se tornaram populares. Eles são curtos, envolventes e viciantes de uma forma que as pessoas podem passar horas lendo uma história após a outra.
Isso é evidente pelo aumento substancial de usuários ativos diários do Instagram Stories, conforme mostrado abaixo.
Os profissionais de marketing perceberam essa tendência e continuarão a aproveitá-la a seu favor. De acordo com este relatório recente da Hootsuite, 64% dos profissionais de marketing já incorporaram as histórias do Instagram em suas estratégias ou planejam fazê-lo.
Outro estudo sugere que as marcas publicam uma história uma vez a cada quatro dias, provando que estão se tornando cada vez mais populares.
As Redes sociais tradicionais continuarão a ter um bom desempenho
O Facebook e o Instagram há muito dominam as mídias sociais como as maiores e mais populares plataformas. Nos últimos anos, várias outras plataformas de mídia social de nicho surgiram e ganharam fama de forma significativa.
No entanto, os recém-chegados encontraram dificuldades em sua expansão.
O TikTok, por exemplo, começou em 2016 e imediatamente ganhou popularidade entre os jovens. Ele cresceu e se tornou um dos aplicativos mais populares nas lojas de aplicativos Android e Apple. No entanto, até certo ponto, o TikTok foi vítima de seu próprio sucesso. Sua popularidade entre a juventude mundial e sua propriedade chinesa chamou a atenção dos reguladores mundiais. Na verdade, o presidente Trump não quer que ela opere nos Estados Unidos, a menos que mude para ter propriedade americana nesse mercado. O grande mercado da Índia baniu o TikTok em junho de 2020.
O Facebook e o Instagram tiveram seus próprios problemas em 2020 e atualmente enfrentam vários desafios judiciais em todo o mundo. O governo australiano está tentando cobrar das plataformas por qualquer notícia que eles compartilham de empresas de notícias australianas.
No entanto, o Facebook e o Instagram continuaram a ser populares entre seus usuários em 2020. A Hootsuite pesquisou empresas sobre onde pretendiam aumentar seus orçamentos sociais em 2021. 60% afirmaram que pretendem aumentar o orçamento do Instagram em 2021 e 46% planejam fazer aumentar o orçamento do Facebook. YouTube (45%) e LinkedIn também são populares. Apenas 14% das empresas pesquisadas pretendem aumentar seu marketing TikTok.
A mesma pesquisa perguntou aos entrevistados quais plataformas eles consideravam mais eficazes para seus objetivos. Mais uma vez, as redes sociais mais tradicionais permaneceram populares: Facebook 78%, Instagram 70%, LinkedIn 42% e Twitter 33% lideraram o grupo.
O Comércio nas Mídias Sociais continuará a se expandir
As marcas há muito usam plataformas de mídia social como Instagram, Pinterest e Facebook para vender seus produtos. O comércio social tornou-se uma nova avenida de varejo para as marcas, e essa tendência só vai ficar mais forte.
O comércio social está a caminho de se tornar um canal de varejo convencional, a par de outros meios, como sites e lojas offline. Essa tendência se fortalecerá ainda mais com mais e mais redes sociais introduzindo recursos pró-venda, como postagens compráveis.
De postagens compráveis a vitrines do Instagram, as redes sociais estão continuamente evoluindo para se tornarem plataformas de varejo. Marcas e profissionais de marketing aproveitarão isso e incorporarão o comércio social em suas estratégias de vendas.
A Hootsuite perguntou recentemente a seus clientes o que eles estavam tentando alcançar com a mídia social. De longe, o motivo mais popular para as empresas usarem as mídias sociais foi o aumento na aquisição de novos clientes (73%). Em seguida, aumentou o conhecimento da marca (64%). As conversões de incentivo (leads, compras e consultas de produtos) ficaram em terceiro lugar, com 45%.
O conteúdo de vídeo dominará as Redes
O conteúdo de vídeo é uma das formas mais envolventes de conteúdo e logo dominará as mídias sociais, um vencedor claro sobre todos os outros tipos de conteúdo. Quer se trate de vídeos de formato curto, como aqueles populares no TikTok ou Stories, ou de conteúdo de formato longo no YouTube, os vídeos são o futuro do conteúdo de mídia social.
De acordo com um estudo da Cisco , em 2022, 82% de todo o conteúdo online será de vídeo. Isso mostra claramente como é importante começar a utilizar o conteúdo de vídeo para permanecer relevante no domínio da mídia social.
Se você ainda não está criando vídeos, é hora de incluí-los em sua estratégia de conteúdo. Em um futuro próximo, os vídeos irão dominar as mídias sociais e qualquer pessoa que não perceba isso terá uma vida difícil.
Você pode começar usando recursos como Story para seu conteúdo de mídia social e para anúncios. Você também pode adicionar vídeos às suas postagens nas redes sociais, mesmo em plataformas tradicionalmente dominadas por imagens ou conteúdo de texto.
A transmissão ao vivo se tornará a nova ferramenta
2020 foi um ano como nenhum outro. Ela viu os negócios virar de cabeça para baixo e modelos inteiros de varejo tiveram que mudar para tornar as compras possíveis. Pode ser complicado agora fazer um ato simples como examinar um produto.
De repente, todo mundo teve que realizar negócios online todos os dias. Pessoas que talvez nunca tenham usado suas câmeras de vídeo antes, agora participam das chamadas do Zoom como cinegrafistas experientes. Até mesmo os idosos que nunca tiveram um telefone celular antes de 2020 tiveram que se adaptar à transmissão ao vivo e bate-papo online.
Mesmo que a situação do COVID melhore em 2021, a transmissão ao vivo veio para ficar. As pessoas agora estão acostumadas a interagir com as marcas online em tempo real. Eles podem examinar um produto sem sair de casa.
Embora as plataformas sociais tradicionais tenham tido o melhor desempenho em 2020, a mídia de streaming ao vivo especializada também teve aumentos estratosféricos em popularidade, o que provavelmente continuará em 2021. A Microsoft pode ter decidido fechar o Mixer, mas o principal concorrente Twitch atingiu níveis de suporte sem precedentes. Em meados de dezembro, eles tinham 1.049 bilhões de minutos assistidos em 2020. Isso representa um aumento de 67,1% em relação a 2019. O site tinha 6,7 milhões de streamers mensais, um aumento de 84% ano a ano.
Mas a transmissão ao vivo não é apenas para jogos. O streaming de grandes eventos de compras também está se tornando mais popular. De muitas maneiras, isso significa pegar o conhecido canal de compras em casa e atualizá-lo para a era atual.
Também estamos vendo cada vez mais o atendimento ao cliente realizado por streaming ao vivo. Isso inclui atividades, como abrir contas bancárias, que seriam impensáveis no passado.
Adoção de tecnologia atingirá o ponto mais alto
A mídia social verá um aumento na adoção de tecnologias como realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR). Conforme essas plataformas crescem, os usuários demandam experiências melhores e mais envolventes, e essas tecnologias podem fazer isso acontecer.
O Facebook já está dando grandes passos nessa direção com a introdução do Horizon , seu mundo de realidade social virtual. Este é um tipo de mundo virtual onde as pessoas podem se conectar, jogar e explorar. Este é o próximo nível de conexão social e pode muito bem ser o futuro das mídias sociais.
Maior adoção de realidade aumentada
Embora a adoção da RV nas mídias sociais ainda esteja em um estágio extremamente incipiente, o mesmo não pode ser dito para a RA. Filtros de realidade aumentada agora estão sendo usados em várias plataformas importantes, como Snapchat e Instagram. Eles foram introduzidos para aprimorar o conteúdo visual compartilhado nas redes sociais e são amplamente populares.
A realidade aumentada aprimora nossa realidade adicionando elementos digitais e mudando a aparência das coisas. As plataformas de mídia social encontraram casos de uso interessantes para essa tecnologia e começaram a aproveitá-la nos últimos anos.
O Instagram, por exemplo, usa realidade aumentada para seus inúmeros filtros de fotos. Você já viu aqueles filtros que podem adicionar maquiagem ao seu rosto ou óculos escuros ou orelhas de coelho? Isso nada mais é do que um aplicativo de realidade aumentada para mídia social.
Essa tendência, embora muito popularizada pelo Instagram e Snapchat, será adotada por outras plataformas de mídia social nos próximos anos. O Facebook, por exemplo, lançou filtros de RA antes do Instagram, mas eles se tornaram populares depois. O Facebook também está experimentando outras funcionalidades de RA e RV e desenvolverá mais aplicativos dessas tecnologias no futuro.
As aplicações de RA nas redes sociais não se limitam a apenas filtros de fotos para postar posts e Storys divertidos. As marcas também podem aproveitar a realidade aumentada para fornecer melhores experiências de compra a seus clientes.
Sephora, por exemplo, é uma marca de beleza que há muito usa RA para permitir que seus clientes experimentem maquiagem antes de comprar. Embora esse recurso já esteja em seu aplicativo móvel há muito tempo, recentemente eles também o lançaram para o Facebook.
Agora, os usuários podem experimentar os produtos Sephora via Facebook Messenger, usando filtros de realidade aumentada. Isso ajuda as pessoas a tomar melhores decisões de compra e, ao mesmo tempo, ter uma experiência de compra única.
A realidade aumentada pode ter muitos aplicativos de mídia social potenciais para marcas. E essa tendência será impulsionada ainda mais pelos esforços contínuos das plataformas de mídia social para adicionar mais funcionalidades de RA.
O Marketing de Influenciadores continuará a crescer
O marketing de influenciadores não é uma tendência nova, mas vai permanecer por um tempo. A mídia social hoje é dominada por influenciadores que estão recebendo quantias exorbitantes para promover marcas.
A adoção dessa tendência pode ser vista em ambas as perspectivas. Um pode ser visto pelo simples aumento do número de influenciadores nas redes sociais. Em segundo lugar, pode-se observar o aumento dos gastos com marketing de influenciador pelas empresas.
Investir em influenciadores é muito mais barato do que veicular campanhas publicitárias pagas e, ainda assim, oferece bons resultados. Além disso, os influenciadores podem ajudar os profissionais de marketing a atingir uma variedade de objetivos de marketing e não apenas gerar leads. Essas são as duas principais razões pelas quais ele se tornou tão popular e está cada vez mais forte e ousado.
Os profissionais de marketing não estão apenas colaborando com 1-2 influenciadores agora, mas estão trabalhando com toda uma rede de influenciadores de nicho pequenos e relevantes. Esse tipo de influenciador consegue um engajamento muito maior e custa muito menos. No futuro, mais e mais profissionais de marketing usarão essa estratégia e trabalharão com vários influenciadores menores, em vez de uma celebridade.
Mais controle regulatório e jurídico
Embora existam inúmeros benefícios da mídia social, alguns pontos negativos vieram à tona nos últimos anos. Privacidade e segurança de dados são duas dessas questões que chegaram às manchetes de redes sociais como o Facebook.
A mídia social pode ser facilmente usada para coletar informações sobre qualquer pessoa e utilizá-las indevidamente. Há alegações de que certas redes sociais até vendem seus dados de usuário para outras empresas.
Diante disso, as redes sociais e os órgãos reguladores endurecerão suas normas e colocarão mais políticas em prática. A mídia social é considerada insegura por muitas pessoas, e seria do interesse de todos mudar isso. Portanto, esteja pronto para mais regulamentos e restrições em todas as plataformas.
Tanto o TikTok quanto o YouTube enfrentaram maior escrutínio à medida que se tornaram mais populares. No caso do TikTok, ele foi regulamentado e deixou de existir em alguns mercados, com ameaças feitas em outros países. O Facebook e o Instagram também estão adotando regulamentações mais rígidas nos principais mercados.
Aumento do uso de mídias sociais para atendimento ao cliente
A mídia social tem sido tradicionalmente um lugar para as pessoas se conectarem às suas redes sociais e compartilharem fotos e vídeos. No entanto, esses dias já se foram, e a mídia social agora é muito mais do que apenas isso.
Tornou-se uma plataforma de varejo, uma plataforma de descoberta de produtos e, agora, até mesmo um canal de atendimento ao cliente. Muitas marcas começaram a reconhecer as redes de mídia social como plataformas para fornecer atendimento ao cliente.
Essa transição aconteceu gradualmente, à medida que as marcas começaram a perceber que muitos clientes tentam alcançá-los nas redes sociais. Isso pode ser por falta de resposta em outros canais ou apenas porque era uma forma mais direta de chegar às marcas.
Nem é preciso dizer que as marcas começaram a responder a essas mensagens e a direcionar esses clientes aos canais certos.
Avance alguns anos e imagine o número de tais interações crescendo em múltiplas formas. Não são apenas alguns casos pontuais em que os clientes postam suas dúvidas ou reclamações nas redes sociais e as marcas respondem. Agora, tornou-se um canal de atendimento ao cliente significativo o suficiente para que as marcas o reconheçam.
E, é um dos canais de atendimento mais importantes, devido às repercussões massivas de não lidar bem com um cliente na frente de outros usuários. Portanto, torna-se ainda mais importante para as marcas lidar bem com esses clientes.
Personalização Será Paramount
Personalização é uma tendência global do consumidor que já existe há vários anos. No entanto, ainda é recente quando se trata de sua adoção para as mídias sociais.
Alguns podem argumentar que as marcas não podem exatamente personalizar seu conteúdo de mídia social para diferentes segmentos de consumidores. Verdadeiro. Mas, eles ainda podem personalizar seus anúncios de mídia social para quantos segmentos desejarem.
O principal aspecto em que as empresas e os profissionais de marketing estão aproveitando a tendência de personalização é a entrega de anúncios nas redes sociais. As plataformas de mídia social começaram a fornecer opções avançadas de segmentação e personalização para os profissionais de marketing. Eles permitem que você exiba os anúncios certos para as pessoas certas nos momentos certos.
A personalização atingiu um nível que essas plataformas de mídia social agora também entendem o tipo de produto de que você gosta. Além disso, eles mostram anúncios de produtos semelhantes de marcas diferentes.
Não acredita ? Tente verificar um anúncio, qualquer anúncio, no Instagram. Em minutos, você verá anúncios de produtos semelhantes em todo o seu feed. Quanto mais anúncios você clicar, melhor compreenderá seu comportamento e preferências online. E, a próxima coisa que você sabe, todos os seus anúncios do Instagram serão personalizados e selecionados de acordo com o seu gosto.
O conteúdo gerado pelo usuário continuará a ser popular
UGC = a postagens, comentários, vídeos, fotos que um usuário ou consumidor produz de forma espontânea para falar sobre um produto determinado.
Marcas que alavancam conteúdo gerado pelo usuário não é uma tendência nova, mas é uma tendência que ainda está forte e continuará assim. A única coisa que mudou é a taxa de adoção, com mais e mais profissionais de marketing utilizando UGC.
Algumas marcas, como o Airbnb, confiam totalmente no conteúdo gerado pelo usuário para seu conteúdo de mídia social.
Não importa como você deseja alavancar o UGC, você deve ter um lugar para isso em seu mix de conteúdo. O conteúdo gerado pelo usuário é gratuito e considerado muito mais autêntico do que o conteúdo de marca. Isso pode ajudar sua marca a parecer mais confiável e pode fazer maravilhas pela sua imagem.
Portanto, se você nunca experimentou conteúdo gerado pelo usuário para seus perfis de mídia social, é hora de começar a usá-lo.
A segmentação local se tornará mais prevalente
Assim como o SEO local é para marcas locais que desejam obter mais tráfego orgânico, a segmentação local é a contrapartida da mídia social. Muitas marcas usam a segmentação com base em localização para alcançar e atrair pessoas de uma localização geográfica específica.
Uma forma comum pela qual as marcas atraem um público local é geomarcando suas postagens e histórias. Se você adicionar um local ao seu conteúdo de mídia social, ele atrairá automaticamente um público local.
Plataformas sociais como o Instagram oferecem a opção de pesquisar postagens de lugares próximos ou locais específicos. Se você adicionar locais ao seu conteúdo, eles aparecerão nesses resultados de pesquisa, ajudando os locais a encontrar sua marca e conteúdo.
A segmentação geográfica funciona especialmente bem para postagens ou tweets promovidos, pois essas plataformas ajudam você a atingir os públicos certos.
Por exemplo, se você usar a opção “impulsionar postagem” no Facebook, também pode selecionar os locais que deseja segmentar. O Facebook mostrará suas postagens para usuários nesses locais.
As marcas também podem usar a segmentação geográfica para fazer com que mais pessoas participem de suas conferências locais e eventos de marca. Ou podem usar filtros de localização em seus anúncios de mídia social para anunciar apenas para um público local relevante.
Existem muitos benefícios da segmentação baseada em localização nas redes sociais, e você simplesmente precisa saber como aproveitá-la.
A ascensão das comunidades de mídia social
Embora isso não seja algo novo, é definitivamente algo que está se tornando mais popular agora do que nunca.
Comunidades de mídia social são basicamente grupos sociais criados por marcas para fornecer uma plataforma de rede para seus clientes. Normalmente, são grupos privados dos quais pessoas com interesses semelhantes podem participar para falar sobre seus interesses em comum.
Os grupos do Facebook são um exemplo brilhante de tais comunidades sociais. Muitas marcas utilizam esses grupos para reunir todos os seus clientes existentes e potenciais e se envolver com eles de uma forma significativa. Os membros do grupo podem discutir vários tópicos, compartilhar suas experiências e buscar soluções para seus desafios.
As marcas também podem utilizar suas comunidades de mídia social para lançar novos produtos, buscar feedback do cliente e obter insights valiosos sobre o cliente.
Confira o grupo no Facebook “Mulheres que viajam” da Conde Nast, por exemplo. Eles criaram este grupo para mulheres viajantes discutirem suas histórias de viagens, buscarem conselhos e muito mais.
Muitas marcas se engajaram na mídia social sem realmente definir metas e comparar seu desempenho com métricas valiosas. Na verdade, muitas marcas simplesmente olham para métricas de vaidade, como o número de seguidores, ao tentar julgar o sucesso de seus esforços. No entanto, o marketing de mídia social agora está amadurecendo e, provavelmente, em 2021, as marcas farão um uso mais inteligente das métricas.
Você precisa se concentrar em dados que possam provar que seu marketing de mídia social pode impactar positivamente os resultados financeiros de seu negócio.
Idealmente, você deve usar uma ampla gama de métricas, cobrindo as partes principais do funil social: reconhecimento, engajamento, conversão e consumidor. As métricas relevantes que as marcas estão começando a analisar incluem:
- Conscientização – reconhecimento da marca (@ menções, compartilhamentos, links, impressão), taxa de crescimento do público, alcance da postagem, alcance potencial, participação social de voz
- Engajamento – taxa de aplausos (curtidas ou favoritos como porcentagem do total de seguidores), taxa média de engajamento, taxa de amplificação, taxa de viralidade
- Conversão – taxa de conversão, taxa de cliques (CTR), taxa de rejeição, custo por clique (CPC), custo por mil impressões (CPM), taxa de conversão de mídia social, taxa de conversa
- Cliente – depoimentos de clientes, pontuação de satisfação do cliente
Conclusão
Essas são algumas das tendências que dominarão o cenário das mídias sociais em 2021 . Aproveite essas tendências a seu favor e fique à frente de seus concorrentes. Fale conosco, podemos te ajudar a fazer gestão das mídias sociais da sua empresa.